Procuram-se por heróis!

clinica-medicina-do-trabalho-marilia

Temos visto nas redes sociais um grande número de pessoas militando a favor da solidariedade e do engajamento social neste período crítico que passamos – e agora é o momento de colocar esse espírito em prática e partir para ação.

ESTOQUE REDUZIDO

Com o avanço da pandemia no país, as pessoas que comumente doavam sangue acabaram não comparecendo para doarem nos últimos meses. Consequentemente, boa parte dos hemocentros ficou com os estoques reduzidos.

No hemocentro de Marília, por exemplo, o ideal é que 60 pessoas por dia façam a doação de sangue para que o estoque atenda a necessidade dos pacientes.

Pacientes com doenças crônicas, acidentados e em alguns casos até mesmo pessoas com Covid-19, dependem dessas doações para sobreviverem.

Por isso é muito importante que você seja um doador principalmente neste momento tão delicado e ajude a salvar vidas.  

É importante destacar que foram adotadas medidas preventivas pelos hemocentros para garantir a segurança dos doadores, como não ter aglomerações na sala de espera, distância entre as cadeiras e higienização constante com os materiais necessários.

QUEM PODE DOAR

Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos.

Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

Em relação à Covid-19, são considerados doadores inaptos para a doação de sangue por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou se tiverem tido contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19.

 

SAIBA MAIS: O hemocentro de Marília fica na Rua Lourival Freire, 240 – Bairro Fragata C. Fone: (14) 3402-1744

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *