Por dentro do PCMSO

pcmso-marilia-vertice-medicina-do-trabalho

Muitas pessoas ainda nos perguntam o que é o PCMSO e dizem confundir com o PPRA. E hoje trazemos um breve artigo para ajudar você a esclarecer suas dúvidas sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

O QUE É: Enquanto o PPRA faz um levantamento para apontar os riscos existentes no ambiente de trabalho, o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), regulamentado pela NR7, irá definir as ações para garantir a saúde e segurança do trabalhador, incluindo os exames que serão realizados – tudo conforme os riscos apontados no PPRA. Desses exames, destaques para os admissionais, de retorno ao trabalho, periódicos (realizados geralmente uma vez por ano), exames para mudança de função e demissionais.

Como a própria NR7 explica:

O PCMSO deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.

Portanto, o PCMSO foi criado para que as empresas consigam ter um bom acompanhamento da saúde física e psicológica dos funcionários para prevenir acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. O programa também é uma excelente forma de a empresa medir se as ações de segurança e saúdo implantadas estão sendo eficientes.

QUAL EMPRESA PRECISA TER O PCMSO? Todas as empresas com funcionários contratados precisam dispor do PCMSO, elaborado segundo as necessidades de segurança de cada empresa, de acordo com a NR7.

COMO ELABORAR? Devido aos altos custos para se contratar e manter um médico do trabalho no quadro de funcionários, uma alternativa é contratar uma empresa especializada que faça este trabalho. Neste caso, uma equipe técnica irá conhecer as particularidades, os setores e processos, e fazer uma avaliação completa para criar o relatório com todas as medidas que precisam ser implantadas em sua empresa.

IMPORTANTE: O PCMSO em dia é uma ferramenta estratégica porque atesta que a sua empresa cuida da saúde e da segurança dos trabalhadores. Além de uma obrigação legal, o programa assegura que os funcionários estejam com saúde e tenham boas condições para trabalhar, aumentando seu rendimento, produtividade, e diminuindo, inclusive, o número de faltas.


Acidente durante o Aviso Prévio gera estabilidade - vertice-medicina-do-trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *