Kit de primeiros socorros: obrigatório nas empresas

kit-primeiros-socorros-vertice-medicina-do-trabalho-marilia-segurança-do-trabalho-saude-do-trabalh

Há em sua empresa um kit de primeiros socorros? Se a sua resposta for “não”, então está na hora de providenciar um. Isso porque a NR7 – norma que trata do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – o PCMS0, determina que toda empresa deve ter um kit de primeiros socorros.

Além disso, a norma estabelece que ele deve estar guardado em local adequado e sob os cuidados de uma pessoa que tenha treinamento para usá-lo em caso de emergências.

A norma não cita os materiais que devem fazer parte do kit de primeiros socorros, pois ele deve ser montado segundo a particularidade de cada empresa. Alguns itens, porém, são básicos e devem fazer parte de todos os kits, como materiais de proteção para quem for prestar o socorro, materiais para curativos (algodão, esparadrapo, cotonetes, gaze, atadura, etc.), bolsas térmicas (para aliviar dores), produtos líquidos para limpeza do local (álcool, antisséptico, soro fisiológico, etc.), além de materiais como tesoura e pinça.

IMPORTANTE: muitas pessoas acabam confundido a finalidade do kit de primeiros socorros e incluindo nele medicamentos, como analgésicos. Mas é proibido tanto manter como “medicar” alguém. O objetivo do kit é prestar o atendimento em caso de emergência visando estabilizar o paciente até a chegada do socorro – nada mais do que isso.

Outro ponto importante é que a pessoa responsável pela guarda e pelo uso do kit deve passar por treinamento para saber como utilizá-lo.

VEJA TAMBÉM

por dentro das normas regulamentadoras
NR10-vertice-medicina-do-trabalho-marilia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *