As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde, buscando uma alimentação mais equilibrada e praticando mais atividades físicas – mas quando o assunto é vacinação, muitos ainda não têm consciência dos riscos a que estão expostos e dão de ombros para a imunização, e um exemplo disso é o sarampo.
A doença ressurgiu com força principalmente no Estado de São Paulo, fazendo milhares de vítimas e colocando a vida dos paulistanos em risco. Esse é um assunto de extrema importância e que precisa ser levado a sério.
A Vértice preparou pra você um resumo com as principais informações sobre o sarampo. Se tiver dúvidas, procure pela unidade de saúde mais próxima da sua casa.
O QUE É: Considerada uma doença infecciosa grave, o sarampo é transmitido por meio de gotículas respiratórias e é considerada uma doença altamente contagiosa, já que 90% das pessoas adquirem a doença ao entrar em contato com alguém contaminado. Para se ter uma ideia do alto grau de contágio, uma única pessoa infectada pode transmitir a doença para 15 a 20 pessoas em um mesmo ambiente.
QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS:
– Febre acompanhada de tosse
– Irritação nos olhos
– Mal estar intenso
– De 3 a 5 dias podem surgir outros sinais e sintomas – como as manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas. Essas manchas também costumam se espalhar pelo corpo.
CASOS REGISTRADOS: De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o último boletim de agosto registrou 1.388 casos de Sarampo – sendo São Paulo o estado com maior incidência. Segundo a OMS, o número de casos de Sarampo triplicou nos primeiros sete meses de 2019, considerando o mesmo período do ano em 2018.
POR QUE A DOENÇA VOLTOU: Como muitas pessoas deixaram de se vacinar nos últimos 20 anos, as taxas de imunização caíram e o Sarampo voltou a atingir pessoas que não estavam vacinadas. Segundo a Organização Pan Americana da Saúde, esta é considerada a pior onda mundial de surtos de Sarampo desde 2006.
INTERIOR DE SÃO PAULO: A situação dos casos de sarampo está cada vez mais preocupante no estado. Para se ter uma ideia da gravidade, a Prefeitura de Marília confirmou mais três casos da doença na cidade, contabilizando já DEZ CASOS POSITIVOS – além de dezenas de outros casos que estão sob suspeita aguardando os resultados dos exames.
QUAIS OS RISCOS: O sarampo é uma doença séria que pode trazer complicações e até levar a morte. Em crianças, podem ocorrer pneumonia, encefalite e otite aguda (uma em cada 10 crianças pode ter esse problema de otite com o risco de perder a audição). Nos adultos, a pneumonia é a intercorrência mais comum e perigosa.
QUEM DEVE TOMAR A VACINA: Não era comum tomar a aplicação da vacina em bebês de até 11 meses. Mas como há o surto da doença, é preciso que crianças de seis a 11 meses tomem a vacina. Depois, uma com um ano e outra com um ano e três meses.
Pessoas de 1 a 29 anos precisam ter tomado duas doses da vacina para estarem imunizados – e quem tem de 30 a 49 anos precisa comprovar uma dose.
IMPORTANTE: a maioria das pessoas não se lembra de ter sido imunizado corretamente, por isso TODOS DEVEM TOMAR A VACINA caso não tenha comprovada a imunização correta! Se tiver até 29 anos, duas doses. E acima de 30, uma dose da vacina.