Está na hora de rever seus conceitos de Segurança e Saúde

segurança-do-trabalho-marília-vértice-medicina-do-trabalho

Dentre as inúmeras dúvidas dos empresários que chegam diariamente até nós, uma em especial nos chama muito a atenção: “Minha empresa precisa ter um programa de segurança e saúde do trabalho?”

Acostumados a lidar com as infinitas e pesadas obrigações e burocracias, alguns empresários acabam vendo os programas de saúde e segurança como mais um peso, como mais uma obrigação que deve ser cumprida para estarem em acordo com as legislações – e isso é um erro estratégico que pode custar caro às empresas.

E como 28 de abril é o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, hoje preparamos um artigo especial sobre a importância de as empresas colocarem esse tema no centro de suas estratégias de negócios.

Esta é uma obrigação de toda empresa?

Primeiramente, é preciso lembrar que SIM, toda e qualquer empresa tem obrigações legais com relação à saúde e à segurança dos funcionários, e responderá judicialmente caso essas obrigações não forem observadas – pois quando falamos de vidas a visão não pode ser quantitativa – afinal, se você tem uma empresa com apenas um funcionário deve garantir a segurança e a saúde dele da mesma forma que uma empresa com centenas ou milhares de funcionários deve garantir a integridade das suas equipes.

Essa obrigação está prevista na NR4, que estabelece que “as empresas privadas e públicas, os órgãos públicos que possuam empregados regidos pela CLT, manterão obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho”.

Respondida essa pergunta, é preciso que cada empresa busque conhecer quais são os programas exigidos, que variam conforme fatores como o tamanho e a natureza dos negócios (de acordo com o CNAE).

Investimento estratégico

Além de zelar pela vida e pela integridade das pessoas, investir em segurança e saúde é também um investimento estratégico para os negócios, já que ambientes e condições de trabalho saudáveis dão mais motivação e engajamento das equipes, além de ganho na produtividade.

Um exemplo é quando realizamos nas empresas as análises ergonômicas. Com a reconfiguração ou adequação de processos, a produtividade das equipes aumenta consideravelmente.

Além disso, em um ambiente onde há uma política séria de saúde e segurança do trabalho, com ações de caráter preventivo e a avaliação de atestados médicos, a empresa certamente perceberá uma diminuição considerável nas faltas e nas licenças médicas.S

Segurança jurídica

Só a empresa que já teve que arcar com custos processuais, seja por causa de multas trabalhistas ou indenizações, sabe o quanto esses gastos pesam no orçamento e podem, em alguns casos mais graves, comprometer toda a saúde financeira dos negócios.

Daí a necessidade de perceber a prevenção em saúde e segurança como um importante investimento estratégico e não como um custo.

E COMO FAÇO PRA COMEÇAR?

A primeira ação que você pode fazer é contatar uma empresa séria especializada em Gestão e Saúde Ocupacional. Ela fará um diagnóstico com base no tamanho, na natureza e nos processos de trabalho da sua empresa para então oferecer um relatório que inclui as obrigações legais e as melhorias necessárias para trazer mais produtividade, motivação e segurança jurídica, além, é claro, do mais importante: a garantia de um ambiente de trabalho seguro e saudável para sua equipe.

video


VEJA TAMBÉM

o-que-é-auxílio acidente-auxilio-doença-diferenças
acidente-de-trajeto-acidente-de-percurso-vertice-medicina-do-trabalho
ppra-vertice-medicina-do-trabalho-duvidas
insalubridade-periculosidade-vertice-medicina-do-trabalho
sipat-medicina-seguranca-do-trabalho-vertice-marilia
medicina-do-trabalho-marilia-vertice-exames-medicina-do-trabalho
licença maternidade - dúvidas e respostas - vértice medicina do trabalho - marília
conforto-termico-calor-trabalho-riscos-vertice-medicina-do-trabalho
oculos-de-protecao-seguranca-do-trabalho-vertice-medicina-do-trabalho
medicina-do-trabalho-saude-ocupacional-vertice-marilia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *