Sua empresa já tem um SESMT?

medicina-do-trabalho-saude-ocupacional-vertice-marilia

Você já ouviu falar do SESMT, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho?

Regulamentado pela NR4, o SESMT representa o conjunto de atividades que têm como objetivo principal avaliar as condições de trabalho e criar ações de prevenção e cuidados com a saúde e a segurança do trabalhador.

QUAIS EMPRESAS SÃO OBRIGADAS A IMPLANTAR O SESMT?

De acordo com a NR4, qualquer empresa que possua empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, devem obrigatoriamente manter um Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

Confira no quadro abaixo as funções que devem compor o SESMT em sua empresa, que variam de acordo com o porte e o grau de risco.sesmt-seguranca-do-trabalho-vertice-medicina-do-trabalho-marilia

QUEM INTEGRA O SESMT

O SESMT é composto por uma equipe formada por profissionais das áreas de saúde, segurança e engenharia, que atuam de forma conjunta para garantir a eficiência dos estudos e das ações implantadas.

A empresa pode tanto contratar empregadores, como profissionais autônomos ou empresas especializadas para prestação de serviços.

A NR4 estabelece que os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser integrados por:

  • Médico do Trabalho
  • Engenheiro de Segurança
  • Técnico de Segurança
  • Enfermeiro do Trabalho
  • Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.

NOTA – Algumas empresas, atentas à importância da segurança e da saúde do trabalhador, também incorporam outros profissionais à equipe, mesmo não sendo obrigadas por lei. Por exemplo, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A CIPA E O SESMT?

A CIPA é uma comissão interna que atua na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho – e é composta tanto por membros indicados pela empresa (empregador) como outros eleitos pelos funcionários.

Porém, os integrantes da CIPA não possuem necessariamente as qualificações necessárias e obrigatórias, como acontece na SESMT .

Dessa forma, a CIPA e a equipe do SESMT atuam em conjunto neste importante trabalho de prevenção e cuidados com a saúde e a segurança do trabalhador – um fato importante é que este trabalho conjunto está inclusive previsto na NR4.

SESMT É CUSTO OU INVESTIMENTO?

Conforme nosso artigoMedicina do Trabalho é Investimento, todas as ações orientadas à saúde e segurança são consideradas investimentos relevantes – desde que coordenados e executados por profissionais e/ou empresas realmente qualificadas para este fim.

Além de mostrar à sua equipe e à sociedade o comprometimento da empresa com as pessoas, o investimento em segurança e saúde garante diminuição das faltas e dos riscos de processos trabalhistas, aumento da produtividade, e equipes muito mais motivadas.

QUAIS AS ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA SESMT?

Abaixo selecionamos as principais funções, de acordo com a NR4, (CLIQUE AQUI para acessar a norma completa)

  • Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde
  • Determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e este persistir, mesmo reduzido, a utilização, pelo trabalhador, de Equipamentos de Proteção Individual – EPI
  • Colaborar nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa
  • Responsabilizar-se tecnicamente pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NR aplicáveis às atividades executadas pela empresa
  • Analisar e registrar em documento específico todos os acidentes ocorridos na empresa, descrevendo a história, os fatores, as características e as condições do indivíduo portador de doença ou acidentado.
  • Registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade, devendo encaminhar um mapa contendo avaliação anual dos mesmos dados à Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho até o dia 31 de janeiro, através do órgão regional do MTb

 

ATRIBUIÇÕES BÁSICAS ESPECÍFICAS DOS PROFISSIONAIS

  • Médico do Trabalho:

Desde dezembro de 2018, todos os médicos que atuam SESMT devem ter formação na área de medicina do trabalho e registro no CFM em saúde e segurança do trabalho.

Os médicos são responsáveis pelas consultas e atendimentos, perícias, auditorias e implantação na empresa das ações de prevenção de doenças e promoção da saúde do trabalho, coordenando e sendo o responsável pelo PCMSO.

Além disso, o médico do trabalho é fundamental nos estudos e na elaboração de outros laudos, como PPRA, CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), e o LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho).

  • Engenheiro de Segurança

Dentre as funções do Engenheiro de Segurança no SESMT estão os estudos no ambiente para identificar e controlar os riscos de acidentes – bem como a implantação de técnicas para gerenciar e controlar esses riscos.

Além disso, também é responsável por delimitar as áreas de periculosidade, emitir as ARTs, realizar perícias e emitir pareceres sobre o grau de exposição aos riscos.

  • Equipe de Enfermagem

Formada por enfermeiro e/ou técnico de enfermagem, a equipe de enfermagem na SESMT tem como principais tarefas gerenciar as ações de promoção à saúde (como campanhas e treinamentos de primeiros-socorros, diabetes, hipertensão, etc.), padronizar todas as normas e os procedimentos de enfermagem, elaborar os relatórios que dizem respeito à área de atuação, fazer os atendimentos da área.

Além disso, a equipe de enfermagem atua em conjunto com o médico do trabalho nos estudos e elaboração dos laudos técnicos.

  • Técnico de Segurança

Peça importante na formação do SESMT, o técnico de segurança do trabalho tem como função informar a empresa e aos trabalhadores, por meio de parecer técnico, os riscos existentes no ambiente de trabalho e dar as orientações sobre as medidas de eliminação e neutralização.

Outra tarefa de grande importância dos técnicos é avaliar constantemente os processos de trabalho para identificar possíveis fatores de risco de acidentes ou doenças profissionais, além, é claro, de propor ações para eliminar ou controlar esses riscos. CLIQUE AQUI para conferir todas as atribuições dos técnicos de segurança do trabalho.

Ligue agora (14) 3422-6660 para conhecer sua melhor opção para implantação do SESMT em sua empresa

ASSUNTOS RELACIONADOS 

 

ppra-vertice-medicina-do-trabalho-duvidas

insalubridade-periculosidade-vertice-medicina-do-trabalho

sipat-medicina-seguranca-do-trabalho-vertice-marilia

porque-investir-em-seguranca-do-trabalho-vertice-medicina-do-trabalho-marilia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *