Câncer de próstata

vertice-medicina-do-trabalho-marilia-novembro-azul-cancer-de-prostata

Mesmo com muito mais acesso às informações sobre a necessidade da prevenção e dos exames regulares, o câncer de próstata continua tirando a vida de milhares de brasileiros todos os anos.

Só em 2018, quase 70 mil homens deverão ser diagnosticados com a doença. E desses, cerca de 20% irão a óbito por descobrirem o câncer tardiamente. Não é à toa que o câncer de próstata é o mais comum e a segunda maior causa de mortes por câncer entre os homens.

A boa notícia é que pacientes com este tipo de câncer, mesmo que classificado como risco de progressão alto, podem ser curados se a doença for diagnosticada precocemente.

Assim, é de grande importância que não apenas os órgãos governamentais, mas toda a sociedade civil se empenhe em levar informação e sensibilizar os homens sobre a necessidade da prevenção.

Dr. Geraldo Faria, coordenador do movimento Novembro Azul da Sociedade Brasileira de Urologia fala da importância da prevenção

 

O QUE É A PRÓSTATA

prostata - novembro-azul-vertice-medicina-do-trabalho

A próstata é uma glândula que em homens mais jovens é mais ou menos do tamanho de uma noz, e que pode ir aumentando com o passar dos anos, ficando bem maior nos idosos.

Ela fica entre a bexiga e a pélvis do homem e tem como função produzir parte de um líquido que forma e protege o esperma, aumentando a capacidade reprodutiva do homem.

 

 

O CÂNCER É O ÚNICO PROBLEMA QUE PODE OCORRER NA PRÓSTATA?

Na verdade, não. Há varias doenças que podem afetar a próstata. Além do câncer, podemos citar:

  • Hiperplasia prostática benigna: quando a próstata cresce exageradamente. Se não for diagnosticada no início, há riscos de ocasionar uma obstrução do trato urinário.
  • Prostatite: nome dado ao um quadro de doenças que têm sintomas parecidos, podendo ser aguda, bacteriana crônica, não-bacteriana, inflamatória e não-inflamatória.

 

O CÂNCER DE PRÓSTATA APRESENTA SINTOMAS?

Não se pode esperar que apareçam os sintomas para procurar por ajuda porque o câncer de próstata surge de uma forma silenciosa.

Portanto, quando os sintomas aparecem já é um forte indício de que o tumor já esteja em estágio avançado.  

Dessa forma, quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maiores são as chances de cura.

Os sintomas mais comuns são: vontade de urinar a todo instante, dores e até sangue na urina.

 

QUANDO DEVO PROCURAR UM MÉDICO

Dois fatores de risco são consideráveis para o câncer de próstata:

  • Genética: se há pai ou algum irmão que teve a doença antes dos 60, os riscos de se ter a doença é de 3 a 10 vezes maior.
  • Idade: a mortalidade é maior para homens acima dos 50 anos.

Portanto, a orientação é que o médico deve ser consultado a partir dos 40 anos, caso haja o fator de risco genético com parentes de primeiro grau, e a partir dos 50 anos se não houver esse fator.

 

FAZER APENAS O EXAME DE SANGUE É 100% SEGURO?

Segundo a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, não. Pequenos tumores, alterações na glândula ou presença de nódulos suspeitos podem ser percebidos somente pelo exame de toque retal.

Portanto, cerca de 90% dos casos de câncer são detectados com a realização de ambos os exames, tanto o de sangue que irá medir a dosagem sanguínea do PSA (Antígeno Prostático Específico), como o de toque retal.

NOTA: Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

MITO: há muitos mitos e preconceito com relação ao exame de toque retal – A verdade é que este é um procedimento comum, rápido, indolor e indispensável para um diagnóstico preciso.

Confira este vídeo abaixo 

Se você ainda tem algum preconceito com relação ao exame, assista a este vídeo!

HÁ ALGUMA FORMA DE PREVENIR O CÂNCER DE PRÓSTATA?

Como praticamente todos os tipos de câncer, os hábitos de vida têm influência direta para a prevenção. E como na maioria deles, os cuidados são bem semelhantes:

  • Ter uma alimentação rica em fibras
  • Diminuir a ingestão de gordura ruim (principalmente de origem animal)
  • Ficar longe do cigarro
  • Manter-se no peso ideal
  • Cuidar do consumo de bebida alcoólica
  • Fazer atividades físicas regularmente
  • E o mais importante: consultar o médico regularmente.

No que se refere à dieta, alguns alimentos são grandes aliados na proteção da próstata. Confira algumas dicas:

  • Frutas de cor vermelha: contem licopeno (antioxidante que combate os radicais livres).
  • Brócolis e soja: enquanto o brócolis contém fitoquímicos, a soja é rica em isoflavona – ambos são compostos que ajudam na prevenção do câncer de próstata.
  • Capriche na gordura do bem: elas são imprescindíveis e podem ser encontradas em peixes, sementes, nozes, castanhas e no azeite.

 

Drauzio Varella explica em detalhes o câncer de próstata e a importância da prevenção  

 

cartilha-cancer-de-prostata-novembro-azul-vertice-medicina-do-trabalho-marilia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *