Tire suas dúvidas sobre a SIPAT

sipat-medicina-seguranca-do-trabalho-vertice-marilia

Você com certeza já participou ou ao menos já deve ter ouvido falar da SIPAT, que é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Como é um evento obrigatório e de grande importância, separamos pra você as respostas para as principais dúvidas sobre o assunto.

O QUE É A SIPAT?

Como o próprio nome já deixa claro, SIPAT é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – evento que deve ser organizado e promovido pela CIPA uma vez por ano, e que deve oferecer aos funcionários uma semana inteira de ações de caráter preventivo em relação à segurança e à saúde do trabalho.

QUAL EMPRESA É OBRIGADA A PROMOVER A SIPAT?

A Portaria N° 3.214, NR 5, não especifica o porte, o segmento ou o número mínimo de funcionários. Portanto, uma vez que haja CIPA na sua empresa, ela deve sim solicitar e apoiar integralmente a realização da SIPAT.

QUAL TEMA DEVO ABORDAR NA SIPAT?

Não há uma especificação de temas na norma. Assim, nossa sugestão é que, em vez de escolher assuntos aleatórios, sejam avaliados os problemas comportamentais, os riscos e as necessidades específicas da sua empresa para determinar um objetivo central da SIPAT.

Por exemplo: se você perceber que há muitos fumantes na empresa, coloque como tema central o problema do tabagismo.

Você também pode sugerir à CIPA deixar uma caixa de sugestões para que os funcionários opinem sobre os temas. No entanto, é interessante que você, após análise e discussão com a CIPA, deixe alternativas de temas com base nas necessidades da empresa.

IMPORTANTE: A NR5 estabelece que a CIPA deve realizar, uma vez por ano, uma ação de prevenção e conscientização sobre a AIDS. Dessa forma, algumas empresas costumam aproveitar a SIPAT para incluir este tema na programação.

QUAIS AS ATIVIDADES RECOMENDADAS?

Não há uma especificação na norma sobre a carga horária (apenas quanto à duração de dias). Também não constam as atividades que devem ser realizadas.

Nossa principal dica é para que não fique focado somente em palestras, mas que haja gincanas, jogos e desafios – tudo, é claro, com foco no tema central da SIPAT.

Em alguns eventos específicos, você pode, inclusive, convidar a família do funcionário para participar da atividade. Além de fugir no tradicional, você criará uma forma de integração da família com a empresa. Isso com certeza agregará em termos de motivação e de posicionamento da imagem junto aos funcionários. 

NOTA: lembre-se de que a SIPAT não envolve apenas as atividades práticas. Você deve cuidar do visual da empresa nesta semana, colocando cartazes nos murais e criando materiais explicativos para que o funcionário saiba exatamente o que será feito, o porquê será feito e a importância de participar da SIPAT.

IMPORTANTE: aconselhamos você a registrar todas as ações com lista de presença e fotos dos eventos. Além de ter um registro das atividades realizadas, é indicado que você faça a divulgação nos meios de comunicação da empresa, principalmente nas redes sociais. Geralmente, os funcionários compartilham essas informações e acabam gerando uma imagem positiva da empresa.

 

Quer saber mais? Entre em contato com a gente agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *