De olho no prazo dos exames

medicina-do-trabalho-marilia-vertice-exames-medicina-do-trabalho

Devido às recentes mudanças nas obrigações trabalhistas e previdenciárias, é imprescindível que as empresas reavaliem seus processos internos e as rotinas de transmissão de informações aos escritórios para que essas ações sejam feitas dentro do prazo estabelecido.

E para auxiliar você neste trabalho de replanejamento dos seus processos, elencamos os prazos relativos aos exames que os funcionários devem fazer, conforme determina a legislação – lembrando que todos esses dados devem ser informados ao eSocial.

 

EXAME ADMISSIONAL

O funcionário não poderá ser admitido sem a CTPS, e o empregador terá o prazo de 48 horas para anotá-la e devolvê-la, sob pena de multa (artigo 53 da CLT), sendo obrigatório o exame médico ADMISSIONAL (NR-7-Portaria 24/94).

Cabe ao empregador cadastrar, imediatamente, os funcionários ainda não cadastrados no PIS/PASEP.

Em todas as atividades será obrigatório o registro dos respectivos funcionários individualmente por meio do Evento ADMISSÃO.

Porém, ao se admitir um funcionário, o arquivo com a respectiva informação deverá ser transmitido um dia antes de o funcionário iniciar suas atividades.

Para as funções que sejam necessários exames complementares, como os laboratoriais ou toxicológicos que demandam um prazo para que os resultados fiquem prontos, deverão ser agendados com antecedência para que na data agendada do exame clínico os resultados de cada procedimento estejam à disposição do médico examinador.

EXAME

PRAZO

Acuidade Visual No mesmo dia
Audiometria Ocupacional Tonal e Vocal No mesmo dia
Avaliação Oftalmológica Mediante Agendamento prévio
Avaliação Psicológica Mediante Agendamento prévio
ECG- Eletro Cardiograma No mesmo dia (um dia a mais em caso de anormalidade)
EEG- Eletro Encefalograma No mesmo dia (um dia a mais em caso de anormalidade)
Espirometria Ocupacional No mesmo dia
Exame Toxicológico (CLT) Motoristas 07 a 10 dias
Exames Laboratoriais-coletas 02 a 03 dias
Exames Laboratoriais- Toxicológicos (solda-pintura, fundição e outros). 05 a 08 dias
Raios-X 01 dia
Teste de Romberg No mesmo dia

Obs.: Todos os procedimentos estão sujeitos a resultados alterados e/ou recoletas

 

EXAME DEMISSIONAL

Caso seja considerado inapto, a rescisão será cancelada e o empregado encaminhado ao INSS para pericia médica. É assegurado a todo empregado e empregador, cessar o contrato havendo ou não uma indenização. Assim, deverão ser comunicadas, individualmente, por meio de envio de informações para o eSocial, utilizando o Evento.

Sendo assim, na hipótese de desligamento do empregado, independentemente do motivo, deve ser comunicado imediatamente ao Escritório, antes mesmo de deixar a empresa neste dia, e realizar os exames clínico e complementares de acordo com a função exercida.

 

OUTROS EXAMES 

PERIÓDICO

 

Realizar dentro do mês de vencimento, nos prazos previstos na legislação da NR-7 (clique para acessar a NR7)
RETORNO AO TRABALHO Deverá ser feito no primeiro dia imediato de retorno, em caso de afastamento igual ou superior a 30 dias.
Mudança de Função Deverá ser feito antes da efetiva mudança
Afastamentos Todo afastamento deverá ser informado, inclusive os inferiores a quinze dias
Outros afastamentos, como Licença- Maternidade, Acidente de Trabalho, etc. Precisarão ser informados conforme prazos definidos na legislação. Os empregados afastados por mais de 30 dias por doença, acidente de trabalho ou PARTO, deverão fazer o exame de retorno no primeiro dia que retornar ao trabalho.

 

 

Se você tiver dúvidas, entre em contato agora mesmo com nossa equipe

Um comentário em “De olho no prazo dos exames

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *