NR23 – tire suas dúvidas

nr23-medicina-do-trabalho-marilia-vertice-medicina-do-trabalho

Apesar de ser a menor das normas regulamentadoras, a NR 23 é de grande importância, já que estabelece as medidas de prevenção para que, em caso de incêndio, sua equipe esteja segura e tenha meios para sair do local com facilidade, além de ter as condições mínimas necessárias para combater o incêndio que esteja no início.

É importante destacar que além da NR23 há outras exigências relativas à prevenção que devem ser cumpridas. Essas determinações variam de acordo com cada estado e são indispensáveis para que a empresa consiga o alvará dos bombeiros, por meio do chamado AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). CLIQUE AQUI para saber mais sobre o AVCB.

Mas voltando à NR23, as principais dúvidas das empresas referentes a esta norma são quanto aos extintores e as saídas de emergência. Por isso, resumimos para você os requisitos básicos sobre esses dois temas que constam na NR23

 

EXIGÊNCIAS QUANTO ÀS SAÍDAS

Os postos de trabalho devem ter número suficiente de saídas. Elas devem ser de fácil acesso e ter largura mínima de 1,20m.

Um ponto importante é que o sentido de abertura da porta deve ser sempre para fora, nunca para dentro. E você deve ficar atento porque essas portas devem ser de batentes ou corrediças horizontais e não poderão estar fechadas com chave ou ferrolho durante o expediente.

Caso não seja possível chegar diretamente às saídas, a empresa deve dispor de passagem com largura mínima de 1,20m (sendo que esses corredores devem sempre estar desobstruídos).

IMPORTANTE: para chegarem às saídas de emergência, as equipes não poderão percorrer uma distância maior que 15m nas áreas de risco grande, e 30m nas áreas de risco médio ou pequeno.

As aberturas, saídas e os pontos de passagem devem ser bem sinalizados com placas e/ou sinais luminosos indicativos de direção. Além disso, nessas saídas e nas vias de circulação é proibido haver escadas ou degraus. Assim, aquelas famosas escadas em espiral, de mãos ou externas de madeira não podem ser consideradas partes de uma saída de emergência.

EXTINTORES

  • Todo extintor deverá ter uma ficha de controle de inspeção e uma etiqueta com data em que foi carregado, data para recarga e número de identificação
  • O extintor tipo “Espuma” deverá ser recarregado anualmente
  • Os extintores não deverão ter sua parte superior a mais de 1,60m acima do piso e os locais destinados devem ser assinalados por um círculo vermelho ou por uma seta larga, vermelha, com bordas amarelas. Deverá ser pintada de vermelho uma larga área do piso embaixo do extintor, a qual não poderá ser obstruída por forma nenhuma
  • Os extintores deverão ser colocados em locais de fácil visualização e acesso.
  • Quanto à quantidade, deve-se observar a tabela abaixo, conforme a distância que será percorrida até chegar ao extintor:

Área coberta  unidade/extintor

Risco de fogo Risco classe de ocupação

               Distância máx. a ser percorrida

500 m² Pequeno “A” – 01 e 02 20 metros
250 m² Médio “B” – 02, 04, 05 e 06 10 metros
150 m² Grande “C” – 07, 08, 09, 10, 11, 12 e 13 10 metros

 

CLASSE DE FOGO

MATERIAIS

FORMA DE COMBATE (EXTINTOR)

 A

Materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibra, etc. Espuma

Água Pressurizada

 B

São considerados inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc. Espuma

Dióxido de Carbono

Químico Seco

C Quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc. Dióxido de Carbono

Químico Seco

D Elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio Químico Seco (será especial para cada material)

 

FIQUE ATENTO: Há ainda outras normas específicas e mais detalhadas sobre os temas relacionados na NR23, tais como as NBR abaixo (clique nelas para conferir):

 

Para saber mais, CLIQUE AQUI e acesse a NR23 ou entre em contato conosco para tirar suas dúvidas. Temos cursos e treinamentos sobre as principais Normas Regulamentadoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *