Fortaleça sua musculatura e viva melhor

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Você sabia que aproximadamente 70% dos auxílios-doença que são concedidos no Brasil são por doenças ortopédicas?

E a questão não se restringe, é claro, apenas ao ambiente de trabalho. Esses números elevados de afastamento indicam a grande quantidade de brasileiros que têm sua qualidade de vida comprometida por conta de lesões. E com o passar dos anos e a consequente perda de massa muscular, ações básicas do seu dia a dia também começam a ficar prejudicas.

Além dos cuidados com a postura e as recomendações sobre ergonomia no seu local de trabalho, a prática regular de atividades físicas monitoradas para fortalecimento muscular e manutenção do peso acaba se tornando indispensável – e não se trata aqui de questões estéticas, e sim, de qualidade de vida, já que o fortalecimento muscular irá proteger seus ossos e articulações.

Confira algumas modalidades que auxiliam no fortalecimento muscular, mas lembre-se: antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental fazer um check-up e consultar um educador físico para lhe orientar sobre as modalidades que mais se adequam ao seu perfil.

MUSCULAÇÃO

É preciso acabar com aquele mito de que musculação serve única e exclusivamente para ficar com o corpo “bombado”.

Os exercícios de musculação, é claro, são os principais meios para quem quer ganhar massa muscular (volume), mas eles também são de grande importância porque retardam a perda de massa magra causada pela idade e fortalecem a musculatura para proteger suas articulações de possíveis lesões.

Além disso, na musculação você trabalha os músculos de forma isolada, o que auxilia e muito na eficiência dos resultados.

PILATES

Modalidade que se popularizou mais recentemente no Brasil, o pilates é reconhecido por contribuir para o aumento da elasticidade, da resistência muscular, e também para melhoria na mobilidade – fatores de grande importância para a prevenção de lesões.

Os exercícios são feitos em colchonetes ou em aparelhos específicos da modalidade.

NATAÇÃO

Além dos incríveis benefícios para o sistema cardiorrespiratório, a natação também é eficiente no fortalecimento dos músculos, pois em uma aula você acaba trabalhando vários grupos musculares simultaneamente.

Além disso, um dos pontos mais fortes da natação é que os exercícios na água causam pouquíssimo impacto nas articulações, sendo indicados, inclusive, para quem já está com algum tipo de lesão (desde que recomendado pelo médico).

FUNCIONAL

Os exercícios funcionais ganharam força nos últimos tempos. Eles basicamente utilizam os movimentos naturais do homem, como correr, saltar, agachar – tudo de forma bem dinâmica e geralmente em formato de circuitos.

São boas opções para quem quer trabalhar, além do fortalecimento muscular, a coordenação motora, a flexibilidade e a resistência.

PORTANTO…

Muito mais que questões de estética ou para se enquadrar em padrões de beleza, exercícios físicos regulares (e não apenas os jogos de futebol no final de semana) são fundamentais para a qualidade de vida e para um envelhecimento saudável.

Procure um médico para fazer um check-up, consulte um educador físico e leve muito mais qualidade para sua vida!

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