Dicas de ergonomia em escritórios

dicas-ergonomia-escritório-vertice-medicina-do-trabalho-marilia

O número de pessoas com inflamações e outras lesões ocasionadas por esforços repetitivos relacionados ao uso de computadores vem diminuindo e tendem a diminuir com o passar dos anos.

Isso porque, depois da constatação de que a falta de cuidados com a ergonomia gera danos à saúde do funcionário, queda na produtividade e prejuízos com afastamentos, surgiram novas alternativas de equipamentos ergonômicos para escritórios – além de maior investimento em análise ergonômica nos ambientes de trabalho.

Mesmo assim, muitas empresas ainda mantém condições inadequadas e que contribuem para o surgimento de doenças relacionadas à LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

Portanto, aqui vão algumas dicas para quem trabalha em escritórios para evitar essas doenças:

TECLADOS E MOUSES

  • Não use mouses pequenos. Quanto menor for o mouse, maior o esforço das mãos e dos dedos.
  • Procure por mouses ergonômicos. Hoje há opções de mouses verticais com grande variedade de preços que deixam o pulso em uma posição confortável e neutra.
  • Evite utilizar o mouse do laptop porque você acabará forçando os dedos e as mãos.
  • Hoje há no mercado teclados ergonômicos que ajudam e muito a evitar lesões nos punhos e nas mãos. Opte por eles (foto abaixo)

ergonomia-para-escritorios---dicas--vertice-medicina-do-trabalho-marilia

medicina-do-trabalho-em-marilia-vertice-ergonomia

MONITOR

  • O monitor deve estar cerca de 60cm de você.
  • O monitor deve estar levemente abaixo do eixo visual horizontal – Se você trabalha com laptop, utilize suportes para que fique na altura certa. Se você utiliza computador, caso necessário coloque suporte embaixo do monitor para aumentar a altura. 

DICAS GERAIS

  • Sente-se  o mais perto possível do encosto da cadeira (para que a lombar fique bem ajustada)
  • Prefira cadeiras ajustáveis. Seus pés devem estar inteiros no chão ou sob suportes feitos para esta finalidade. 
  • Não trabalhe de pernas cruzadas – isso força o corpo a sair da posição natural, principalmente a região lombar. 
  • O encosto da cadeira deve ser ajustado para que suas costas fiquem quase que na vertical – mantendo, assim, sua coluna na postura ideal desde a lombar até a região próxima dos ombros. 
  • Atire a primeira pedra quem nunca falou ao telefone e continuo digitando ao mesmo tempo – deixando o telefone apoiado entre o ombro e a cabeça. Acontece que fazer isso com frequência pode gerar problemas no pescoço. Se você utiliza o telefone com frequência, prefira aqueles com fones, como utilizados pelos telemarketings. Hoje existem modelos a partir de R$100,00.
  • Entre em contato com a Vértice Medicina do Trabalho e faça um orçamento para uma Avaliação Ergonômica na sua empresa – além de cuidar da saúde dos profissionais, a aplicação de ações desta natureza reduz afastamentos, aumenta a produtividade e gera muito mais motivação nas equipes.

 

SAIBA MAIS SOBRE ANÁLISE ERGONÔMICA PARA SUA EMPRESA 

orcamento-vertice-medicina-do-trabalho-marilia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *