5 dicas para lidar com a ansiedade no trabalho

ansiedade no trabalho - vertice medicina do trabalho marilia

Dificuldade pra se concentrar… Irritação constante… Pensamentos negativos. Respiração curta e ofegante… 

Estar sempre atrasado e com a agenda lotada… Sensação de que não vai conseguir acabar as tarefas no prazo… Não conseguir relaxar mesmo quando nos momentos de folga.  

Esses são apenas alguns dos sintomas mais comuns que indicam um quadro preocupante de ansiedade no trabalho.

Se você tem ou conhece pessoas na sua empresa que estão com esse problema, saiba que não estão sozinhos. O Brasil hoje tem a maior taxa de pessoas com ansiedade em todo o mundo, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde).

RISCOS À SAÚDE!

Além dos riscos à saúde, como a hipertensão, esse quadro de ansiedade no trabalho acaba colocando em risco a segurança por comprometer a concentração, diminui também a produtividade e gera afastamentos médicos.

Por isso, separamos 5 dicas para você compartilhar com sua equipe:

  1. ORGANIZAÇÃO

Já ouviu conversas do tipo: “Deixa minha mesa assim que eu me encontro na bagunça?” Pois saiba que este é um mito. Um local de trabalho desorganizado e sujo acaba gerando, além de perda da produtividade, estresse e ansiedade.

Se a sua empresa não tem o programa 5S, estude um pouco sobre o assunto e adote essa postura no seu local de trabalho – principalmente os Sensos de Utilização e Organização.

Esses dois Sensos consistem basicamente em descartar o que não se usa (parar de acumular) e deixar próximo a você somente os itens que serão utilizados naquele momento do trabalho. Os demais itens devem estar sempre organizados, categorizados e devidamente guardados.

Lembre-se: a organização no ambiente de trabalho será uma grande aliada no combate ao estresse e à ansiedade.

  1. CHEGA DE PROCRASTINAR

Sabe aquela tarefa que você tem que fazer, mas por conta da dor de cabeça e do trabalho que ela vai dar você acaba adiando? Pois bem! Isso é como jogar álcool no fogo da ansiedade.

Ao deixar essas tarefas pra depois, você acaba, mesmo sem perceber, ficando com elas martelando na sua cabeça e gerando, é claro, ansiedade.

Por isso, em vez de adiar, coloque essas tarefas mais trabalhosas como prioridade e faça logo nos primeiros momentos do dia. Assim você ficará com a cabeça livre para o restante do trabalho.

O mesmo vale para conversas indesejadas. Se precisar ter uma conversa com o chefe ou algum colega de trabalho, não protele essa ação. Se souber o que precisa ser feito, vá e faça.

  1. FOCO NA AGENDA

Pode parecer um conselho ingênuo e até cansativo. Mas a verdade é que muitos trabalhadores e empresários, mesmo sabendo da necessidade de se ter uma agenda organizada, ainda não fazem ou não sabem como fazer.

Você deve sim ter uma agenda. Hoje há aplicativos gratuitos, como o EVERNOTE, que facilita essa organização de forma digital (pode consultar tanto no celular como no desktop).

A agenda deve ser vista pela manhã antes de começar as atividades – e as tarefas do dia devem estar em ordem de execução.

Ao final do expediente, avalie o que foi feito e reprograme o que ficou para o dia seguinte.

Isso irá livrar trabalho extra da sua cabeça, vai lhe proporcionar uma sensação de produtividade e com certeza diminuirá seu estado de ansiedade no trabalho.

  1. RELAXAR É PRECISO

O que se ouve por aí é: “não leve seus problemas de casa para o trabalho”. Mas lembre-se também deste importante conselho: “não leve os problemas do trabalho pra casa”.

A regra é simples:

Preocupar-se significa ocupar-se antes da hora (pré-ocupar). Logo, se você não vai resolver o seu problema naquele momento, então de nada adianta ficar martelando nele.

Use seus momentos fora do trabalho pra relaxar com a família, amigos e é claro, pra fazer exercícios físicos.

Lembre-se que acumular preocupações só vai aumentar o seu estresse e a sua ansiedade e não irá resolver os seus problemas.

  1. EXERCÍCIO E ALIMENTAÇÃO

Não adianta fazer cara feia… Uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos regulares (futebol só de final de semana não vale), com certeza irão trazer mais qualidade de vida e ajudar você no combate à ansiedade.

Além disso, além dos benefícios psicológicos, a soma de exercícios e alimentação adequada irá fortalecer seu organismo para aguentar o baque causado pelo estresse e a pela ansiedade.

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