O que é LER – causas e tratamentos

LER (Lesão por Esforço Repetitivo) - vértice medicina do trabalho - Marília

LER (Lesão por Esforço Repetitivo)

Se você nunca teve, já deve ter ouvido falar de alguém que sofre ou já sofreu
das chamadas LERs (Lesões por Esforço Repetitivo). Ao contrário do que muita gente pensa, não são apenas problemas relacionados ao trabalho os causadores da LER. Como o próprio nome diz, movimentos repetitivos e má postura em geral podem ocasionar inflamações em músculos ou tendões e ocasionar uma lesão – aliás, até mesmo uma atividade física intensa com sobrecarga e movimentos repetitivos podem causar lesões deste tipo. Outro exemplo de lesões originadas por movimentos mecânicos repetitivos é a digitação no celular. Cada vez mais ávidos pelas ferramentas oferecidas nos smartphones, ficamos um tempo absurdo digitando textos sem nos darmos conta de que estamos contribuindo para o surgimento de uma lesão.  

SINTOMAS DA LER

O corpo sempre nos dá sinais de que algo não está indo bem, e a forma como ele nos avisa sobre a LER é por meio da dor localizada. Caso não sejam tomadas as ações para interromper esse processo inflamatório, os sintomas podem se agravar, chegando a apresentar formigamentos no membro afetado e até mesmo comprometimento dos movimentos. No caso das mãos, por exemplo, tarefas simples como digitar podem ficar comprometidas.  

FIQUE ATENTO: É importante ficar claro que LER é o nome dado à lesão pelo esforço repetitivo, e que desencadeará doenças como a bursite e a tendinite.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA LER

O tratamento para quem tem uma das doenças ocasionadas pela LER dependerá do estágio em que o problema foi diagnosticado, não existindo, portanto, uma fórmula única para todos os casos. Mas de nada adianta tratar a dor com paliativos porque ela é apenas o efeito, e não a raiz causadora do problema. É preciso avaliar muito bem os movimentos realizados no dia a dia e criar mecanismos para acabar ou minimizar as causas da LER. E isso pode incluir alguns exercícios específicos durante o dia, fortalecimento muscular, ginástica laboral, pequenas mudanças no ambiente de trabalho, recomendações sobre postura, adaptação e melhorias em móveis, e por aí afora. É para isso que foi criada a ERGONOMIA – uma ciência que avalia a interação entre o homem e o ambiente e que cria soluções para garantir a saúde, o conforto e a produtividade.

ANÁLISE ERGONÔMICA

Atue de forma preventiva e faça uma Análise Ergonômica em sua empresa. Disponibilizamos uma equipe multidisciplinar liderada por Médicos do Trabalho para levar a sua empresa as melhores e mais práticas soluções em ergonomia para evitar a LER e outros problemas relacionados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *