Qual a diferença entre PPRA e LTCAT?

Qual a diferença entre PPRA e LTCAT? – O PPRA, ou Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, tem como objetivo avaliar todos os riscos no ambiente de trabalho para então criar um plano de prevenção de doenças e acidentes.

Regulamentado pela Norma Regulamentadora 9, o PPRA tem como base principal, como o próprio nome diz, a prevenção.

Ou seja, todo o programa é pensado e colocado em prática para evitar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. E como o ambiente nas empresas muda constantemente, o programa também precisa ser reavaliado e refeito a cada ano.

Deve constar no PPRA itens como: os riscos no ambiente, equipamentos de proteção individual e Equipamentos de proteção coletiva, além de um cronograma com as melhorias a serem implantadas.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o programa ou baixe a NR9

Laudo Técnico das Condições Ambientais 

Se o PPRA atua na prevenção, o LTCAT – sigla de Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho – foi criado para regular os benefícios previdenciários dos funcionários e os tributos aos das empresas.

Ou seja, toda empresa deve dispor de um laudo das condições de trabalho que descreva todos os agentes nocivos, riscos e todo o aparato de prevenção, com o intuito de pagamento de aposentadoria especial aos trabalhadores expostos a agentes nocivos.

O LTCAT é uma obrigação do empregador. Esse laudo que irá fornece as informações necessárias ao INSS para a concessão da aposentadoria especial ao funcionário que é exposto a algum agente nocivo – desde que esteja acima do limite de tolerância e que não possa ser amenizado ou extinto pelos equipamentos de proteção.

E mesmo que não seja função do LTCAT , Também poderão estar vinculadas situações de insalubridade e periculosidade.

 

SAIBA MAIS

Se você quer saber mais sobre qual a diferença entre PPRA e LTCAT ou outro assunto, entre em contato pelo nosso chat de atendimento ou pelos CANAIS DE CONTATO da Vértice Medicina do Trabalho

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *